Cor, alegria, diversão e muito sabor são algumas das características sempre presentes nas receitas que a chef Raiza Costa cria e faz por onde passa. E sua primeira experiência na cozinha do Refettorio Gastromotiva, no dia 22 de novembro, no Rio de Janeiro, não foi diferente.  A chef confeiteira que, no Brasil, comanda o programa “Rainha da Cocada”, no canal GNT, se juntou aos alunos da 6ª turma do curso de Cozinheiro Profissional com Ênfase em Gastronomia Social para criar e executar um cardápio completo, com entrada, prato principal e sobremesa, servido no final do dia para os convidados do Refettorio.

Raiza, que chegou com ideia de montar um menu colorido, foi encontrando o que precisava entre os alimentos doados no dia: banana, beterraba, batata, folhas verdes, tomate e cebola. E a cartela do menu, em cores vibrantes, ficou saborosa e nutritiva com torta de mostarda com tomate confitado, salada de folhas e molho ao vinagrete, na entrada; purê rosa com ragu e picles de rabanete, de prato principal e ‘banana bread’ com gotas de chocolate caramelizado para finalizar, na sobremesa.

“Meu trabalho está sempre baseado na máxima utilização dos ingredientes e aqui encontrei tudo que precisava para criar um menu com todas as características da comida da minha casa”, conta a chef.  “Quando cheguei e vi o salão com mesas compartilhadas, pensei exatamente isso: vou fazer aqui as comidas que faço para minha família e amigos em casa. E foi uma coincidência encontrar os ingredientes que precisava para fazer a receita de tortinha de mostarda do meu tio, o purê rosa com ragu que adoro e o bolo de banana que mais faço”, descreve ela.

“Estar aqui foi mais do que cozinhar. Foi uma oportunidade de atuar com propósito social mais focado, numa troca intensa e rica com as pessoas, desde a busca dos ingredientes disponíveis e preparação dos alimentos com os alunos, até servir a refeição completa com a intenção de resgatar a dignidade dos que participam como convidados”, completa Raiza.

Texto: Liege Fuentes

Foto: Pedro Assis

Tags: , ,