Feira de Gastronomia Social no Refettorio Gastromotiva já integra calendário da cidade do Rio!

13/07/2017

Trufa, torta integral de banana, pães e massas caseiros, diversos sabores de palha italiana, tapiocas, receitas com e sem lactose ou glúten! Isso tudo na Feira que acontece no Refettorio Gastromotiva, o HUB da Gastronomia Social, no centro do Rio de Janeiro. Todos esses quitutes foram preparados e vendidos por ex-alunas do Empreenda – Faça e Venda, curso oferecido gratuitamente pela Gastromotiva a empreendedores, jovens que amam gastronomia e vivem alguma forma de exclusão social.

“A Feira é uma excelente oportunidade para estreitar laços com nossos público, captar novos clientes e, acima de tudo, ouvir a necessidade do mercado. Vejo em cada evento uma oportunidade, recebo dicas de clientes, conselho de profissionais e o carinho do público. Desde o primeiro dia de aula no curso até os eventos da Feira, a Gastromotiva nos surpreende com tanto apoio. A organização acompanha de pertinho quem a comida ajudou a transformar. Gratidão é a palavra certa para expressar o sentimento que cresce a cada feira. #comidaquetransforma”, escreveu a empreendedora Thabata Amorim, fundadora do Grimório Culinário.

A Feira, que acontece toda segunda quarta-feira do mês, vem se consolidando no calendário da cidade! Além dos doces e salgados das empreendedoras, é, atualmente o único dia que o grande público tem oportunidade de almoçar deliciosos pratos preparados pelo time de cozinheiros do Refettorio Gastromotiva. Desta vez, um hambúrguer artesanal vegetariano de arroz integral e feijão foi servido acompanhado de abobrinha grelhada, salada, maionese francesa e chutney de banana. Tudo preparado com ingredientes resgatados do desperdício, como tudo mais naquela cozinha!

HUB da Gastronomia Social é isso: pessoas em torno do combate ao desperdício de alimentos, gerando oportunidades para quem as têm furtadas pelas condições socioeconômicas, bem estar e dignidade para todos!

*Todos os registros fotográficos foram feitos pela fotógrafa voluntária Marcela Falci @fotoscomafeto. Muito obrigada pelos belos cliques!