A culinária oriental invade o Refettorio

22/09/2017

A culinária japonesa marcou presença no Refettorio no último dia 14. Em uma ação solidária do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, os chefs Shin Koike – embaixador da difusão da culinária japonesa no Brasil – e Cristina Eguchi comandaram nossa cozinha e ofertaram uma refeição nutritiva e cheia de sabedoria oriental para nossos convidados em vulnerabilidade social.

Durante a tarde, o chef Shin Koike ministrou um workshop para convidados e alunos da Unisuam, universidade parceira. O tema foi ‘Unami’ (palavra de origem japonesa que significa delicioso e apetitoso), que é o do quinto sabor básico descoberto pelo pesquisador japonês Kikunae Ikeda, no ano de 1908. O umami complementa os outros quatro gostos básicos do paladar humano: amargo, doce, azedo e salgado.

“Fico muito feliz com a oportunidade de apresentar um pouco mais da nossa tradição nesse projeto que é super importante. A comida japonesa é muito sensível, utiliza pouquíssima gordura e muitos legumes. Também é bastante diversificada, vai além do peixe cru. Devemos aproveitar ao máximo a capacidade dos alimentos”, disse o chef.
A chef Cristina Eguchi foi a responsável pela sobremesa dos convidados. Com formação em nutrição, a chef é especialista na área de Confeitaria e Gelateria, e considera muito importante os efeitos que o alimento trazem ao corpo humano.

“Estou bastante animada pela oportunidade de poder colaborar com esse projeto. Acho interessante a troca de técnicas, pois a nossa maneira de lidar com o alimento é diferente. Viemos aqui apresentar nossa cultura, que aproveita 100% do alimento da melhor forma possível”, afirmou a chef.

Os voluntários da noite foram membros do consulado, além do Cônsul-Geral do Japão no Rio, Yoshitaka Hoshino.